segunda-feira, 12 de maio de 2008

MODIFICAR A IMAGEM DE BOOT DO WINDOWS XP

Embora esta alteração não seja de grande utilidade, pode ser que você deseje personalizar o arranque do Windows sem ter que levar com o logo publicitário da Microsoft. Esta modificação pode ser útil também para empresas que preferem ter nos PCs o seu próprio logo incluído na imagem de arranque.

Como basicamente existem 2 maneiras: alteração do kernel (núcleo) e utilizando um programa de alteração do boot, vamos aqui mostrar as duas, principalmente por motivos de segurança.

Uma coisa que é importante lembrar, é que a "paleta de cores" do Windows XP para a imagem de boot, é de apenas 16 cores (por problemas de compatibilidade com ecrãs e cartas gráficas VGA antigas), portanto algumas vezes é difícil fazer uma imagem "decente". As reclamações a este respeito devem ser direccionadas à Microsoft!

Uma coisa é importante lembrar: QUALQUER ALTERAÇÃO EM ARQUIVOS DO SISTEMA DO WINDOWS PODE PREJUDICAR SEU FUNCIONAMENTO, portanto, como aviso costumeiro, não custa lembrar:

  • Faça backup antes de alterar qualquer arquivo
  • Se não se sentir seguro, NÃO FAÇA
  • Procure sempre ler TUDO antes de começar a fazer
  • Dando errado NÃO SE DESESPERE, e tente ou reverter os passos feitos ou restaurar o backup

ATENÇÃO: O Vas-y.com não se responsabiliza por qualquer problema que você possa ter no seu sistema em decorrência do uso deste tutorial!

Utilizando um programa (Bootskin)

O programa que iremos demonstrar que ajuda nesta actividade é o Bootskin. Para o carregar clique AQUI
Freeware (para uso não comercial), tem como origem uma empresa que já está no mercado há um bom tempo (StarDock), e possui muitas facilidades no próprio site como por exemplo biblioteca com centenas de telas de início para você carregar, usar, ou alterar.

Uma grande vantagem do BootSkin, além do dito acima, é que ele faz esta alteração de forma segura, sem realizar alterações directas no kernel do Windows (que poderiam ser perdidas se por exemplo numa actualização da Microsoft for aplicada e que altere alguma coisa na mesma região), além de não correr riscos de ser interpretado como "vírus" ou "código perigoso" por antivírus ou anti-trojans.

Desta forma, vamos primeiro fazer a instalação do programa, o que na realidade é só clicar em "NEXT", pois a única coisa que pergunta é em que directório vai instalar, e logo ao final, chamar o programa (fig. 1).

O programa já traz com ele algumas imagens de inicialização "diferentes" (como a do BeOS, além de outras), mas indo lá no site da stardock, como dissemos antes, você encontrará centenas! Basta clicar na primeira opção que aparece na tela "Browse Boot Screen Library" que abrirá seu navegador na página de download de "skins", ou então vá directo na página da Stardock fazendo um clique AQUI.

Após carregar as telas desejadas, o modo mais fácil de "instalar" a tela no bootscreen é criar um directório para cada imagem que você fez download em baixo do directório SKINS do programa BootSkin (o local padrão é c:\arquivos de programas\Stardock\WinCustomize\BootSkin\skins) (fig.2).

Após copiar os arquivos/directórios para este local, as novas imagens de boot já estarão disponíveis, e já poderá utilizá-las para incrementar o boot do seu XP, bastando seleccionar e clicar na botão APPLY (fig.1).

Simples, rápido, sem complicação, sem alterar nada no sistema, sem o risco de alterar algum arquivo errado sem querer!

Para "criar" telas de boot diferentes das que estão lá em cima para download, é necessário um editor gráfico, que explico abaixo.

Alterar Manualmente:

Para fazer esta alteração manualmente, você de qualquer maneira terá necessidade de instalar 2 programas:

  • Um programa chamado Resource Hacker que pode carregar AQUI (ou então algum outro similar que tenha na Internet)
  • Um programa de edição gráfica como o Adobe Photoshop ou o PaintShop. Como o PaintShop é shareware, vamos utilizar ele aqui no exemplo deste tutorial

Instale os 2 programas que iremos utilizá-los nas etapas seguintes.

O primeiro passo será fazer um backup do arquivo NTOSKRNL.EXE (que é o kernel do Windows), que está localizado normalmente no directório c:\Windows\system32 para poder recuperar caso alguma coisa dê errado...

Após o backup, abra o programa Resource Hacker, e e vá em FILE -> OPEN -> seleccione o arquivo NTOSKRNL.EXE que está no directório acima:

Ao abrir este arquivo, no lado esquerdo do Resource Hacker, você verá 3 directórios principais que poderão ser alterados (Bitmap, Message Table e Version Info).

Abra o directório Bitmap, e você terá 12 directórios com os números 1 ao 12. Os bitmaps para a tela de boot são diferentes conforme a versão do seu Windows XP (se é a Home ou Professional Edition).

  • Para Home edition, os bitmaps são: 1, 7 e 9.
  • Para Professional edition os bitmaps são: 1, 8 e 10.

Neste exemplo é usada a versão Professional, mas para o Home, basta mudar as telas/números das telas, conforme explicado acima.

Abra o directório Bitmap 1, expanda-o e mova para o número 1046. Clique no botão direito do rato neste número e seleccione a opção de SALVAR (coloque num directório separado para você depois trabalhar nesta imagem). Faça o mesmo para os Bitmaps 8 e 10 (fig.3).

Pronto, você agora salvou as telas. Vamos agora usar o Paintshop para abrir/alterar os 3 arquivos bitmap que você salvou/exportou com o Resource Hacker.

Ao abrir os arquivos com o Paintshop eles irão aparecer como uma imagem preta, porém não se preocupe. O problema é que a palete de cores que você deve estar utilizando não é adequada. Clique com o botão direito e seleccione a opção "salvar destino como" em xp_boot_screen.pal para baixar a palete de cores correcta.

Com isto, após abrir o bitmap com o Paintshop, você também deverá carregar esta paleta de cores (em Colors -> Load Palete). Atenção para deixar marcada a opção "Maintain indexes". Deverá carregar esta palete para cada uma dos bitmaps.

Pronto! Agora você pode editá-los do jeito que quiser no seu programa de edição (no nosso caso o PaintShop), e por fim, salve-os.

Após salvá-los teremos então que importar os novos bitmaps alterados para dentro do kernel (ntoskrnl.exe), e vamos de novo utilizar o Resource Hacker para isto.

Abra o Resource Hacker e o arquivo ntoskrnl.exe de novo.

Para mudar o primeiro bitmap, expanda o directório

Vá na opção de menu ACTION e seleccione "Replace Bitmap...". Uma nova janela irá aparecer. Clique o botão "Open file with new bitmap..." e procure o bitmap 1 que você editou e salvou. Após achar e marcar, clique no botão de REPLACE. Faça o mesmo para os bitmaps 8 e 10.

Após finalizar, vá para a opção "Save As ..." e salve o arquivo ntoskrnl.exe, agora alterado, num lugar seguro (no mesmo local onde você colocou as imagens editadas por exemplo).

E pronto. Já temos o novo kernel para substituir.... o problema é que arquivos de sistema, são protegidos pelo Windows XP, ou seja, estarão bloqueados e não conseguiremos alterá-los, substitui-los nem nada enquanto estivermos com a interface do Windows no ar. Isto só pode ser feito com o sistema em linha de comando, e em "Save Mode". Assim, para fazer esta alteração teremos que dar boot no micro, e apertar a tecla F8 ANTES da tela de boot aparecer. Com isto, poderemos seleccionar a opção de SAVE MODE (em prompt de sistema).

Após finalizar e você ficar com a tela preta do prompt, renomeie o arquivo de kernel actual para backup, e copie o arquivo de kernel alterado para o lugar dele com os seguintes comandos DOS:

CD WINDOWS\SYSTEM32
RENAME NTOSKRNL.EXE NTOSKRNL.OLD
COPY C:\xxx\NTOSKRNL.EXE C:\WINDOWS\SYSTEM32

(onde c:\xxx é o directório onde você salvou o arquivo alterado)

Pronto, agora é só dar boot no seu sistema, e "torcer" para tudo dar certo!

Vale lembrar que se alguma actualização for feita no seu Windows (patch ou update), dependendo da área onde ele corrige poderá desfazer as suas alterações e você ter que refazer tudo novamente...